1982, o começo de tudo - uma empresa chamada Nintendo, que fabicava o console Odyssey e cartuchos para Atari 2600, resolveria então criar um video-game, através de Masayuki Uemura e Hiroshi Yamauchi. O projeto começara no papel. Esses dois gênios do mundo dos games (Hiroshi Yamauchi é hoje o presidente da Nintendo Co., Ltd.) queriam simplesmente criar um console que revolucionasse o mundo dos video-games. Não só queriam como conseguiram. Masayuki e Hiroshi gastaram muito tempo para criar o NES, juntamente com inúmeros engenheiros da Nintendo.
Para você ter uma idéia, a princípio Hiroshi e Uemura queriam fazer uma máquina com uma CPU de 16 bits, mas chegaram a conclusão que isso sairia muito caro tanto para eles quanto para os consumidores, resultando então em uma CPU de 8 bits, que foi o suficiente para empolgar e alegrar milhões de pessoas. Se criava, então, uma CPU chamada 6502, customizada de Motorola, com 8 bits de processamento, boa e barata, que era utilizada na época por arcades e os computadores norte-americanos Apple.
Essa CPU não podia fazer todo o trabalho gráfico sozinha. Foi criada então a PPU (Picture Processing Unit), sendo mais explícito, a Unidade de Processamento Gráfico, isto é, o hardware que auxiliava a CPU 6502 no seu processamento gráfico. A resolução gráfica era de 250x240 pixels. Nascia o Family Computer, ou Nintendo Entertainment System. O Famicom chegou ao mercado japonês em julho de 1983, e o NES em agosto de 1985 nos EUA.
Existiam no mundo dois padrões de Nintendo, o americano e o Japonês (Famicom), na prática, a diferença básica entre eles era o encaixe dos cartuchos de jogo. O sistema americano utilizava cartuchos com conectores de 72 pinos, enquanto que no sistema japonês utilizava 60 pinos, mas era possível a utilização de jogos dos dois sistemas em qualquer console, através do uso de adaptadores. Um cartucho de NES tem capacidade de armazenamento de 4 Megabits (512 Kilobytes); porém chips inclusos nos cartuchos podiam até aumentar o tamanho do jogo.
O Nintendo Entertainment System (NES), é um dos melhores, senão o melhor, sistema de video-game da história, com uma lista de mais de 700 jogos, onde muitos se tornaram clássicos e tiveram versões para sistemas mais sofisticados. É, sem dúvida, um sistema que nunca será esquecido. Foram vendidos aproximadamente 62 milhões de aparelhos ao redor do mundo e 30 milhões só em países asiáticos, onde é conhecido por Famicom (Family Computer). Foram cerca 500 milhões de cartuchos vendidos no mundo.
1984 - O NES é apresentado oficialmente aos americanos na Consumer Eletronics Show 84, com 25 jogos oficialmente anunciados, cercado de acessórios e com pinta de equipamento de informática. O público torceu o nariz. Na CES seguinte, o aparelho reapareceu completamente redesenhado, simplificado (sem aquela parafernália toda) e já com o nome de Nintendo Entertainment System. A aceitação foi melhor - se já foi boa em 1984, e agora em 1985?! Para colocá-lo no mercado americano, a Big N decidiu lançá-lo primeiro em Nova York, o verdadeiro pólo-comercial dos EUA. A empresa desenvolveu um paciente trabalho com as lojas, batendo de porta em porta, até convencer que o NES seria um sucesso.
Tamanho: 400KB
Formato: .exe
0 comentários:
Postar um comentário